audiobooks | filosofia | história | psicologia | selo {awning | ebooks de graça | resenhas

O Outono da Idade Média

R$ 9,45 em livro disponível para o aplicativo Kindle na Amazon e na Google Play (books). Acesso imediato pelos ícones abaixo para leitura no seu smartphone.

Sobre o livro

“O Outono da Idade Média”, de Johan Huizinga, oferece uma análise poética e esclarecedora dos séculos XIV e XV, encarados não como o prenúncio do Renascimento, mas como o auge e o declínio da civilização medieval.

Huizinga apresenta o final da Idade Média como uma era de esplendor decadente, onde antigos valores e estruturas culturais se tornavam excessivamente rígidos, contrastando com as novas forças culturais que gradualmente surgiam. Em vez de buscar no período medieval os sinais das inovações renascentistas, ele explora como a cultura medieval atinge seu ápice em um “entardecer” repleto de simbolismo, esplendor formal e tradições profundamente enraizadas.

Guiado pelo interesse em compreender a arte dos irmãos Van Eyck e a sociedade da Borgonha, Huizinga nos leva ao modo de vida, pensamento e imaginação da época. Mediante referências a figuras como Froissart, Eustache Deschamps, Jean Gerson e Jan van Eyck, ele revela o espírito de uma era que, embora em declínio, brilha intensamente com os últimos vestígios de sua vitalidade cultural.

Com uma prosa refinada e um olhar minucioso sobre a França e os Países Baixos, “O Outono da Idade Média” é uma obra indispensável para quem deseja entender a transição entre o mundo medieval e o moderno, capturando a beleza melancólica do fim de uma era.