
Considere ler outros livros com protagonistas mulheres aqui.
Sobre o livro
“Súplica de Amor”, escrito por Neera, pseudônimo de Anna Maria Radius Zuccari, é um romance que reflete a época do irredentismo trentino, quando a questão da ocupação austríaca no território do povo falante do italiano, estava no centro do debate político. O livro se destaca por abordar esse tema através das paixões femininas e das figuras de mulheres pouco convencionais, sejam elas nobres ou de classe média alta.
A história começa numa elegante sala de estar, onde calúnias e conversas vazias esquentam os corações em torno da questão tridentina. O jovem trentino Ariel Moena desafia para um duelo o barão que insultou a natureza italiana de sua terra. Apenas uma mulher de quarenta anos, desconhecida para ele, mostra compreender seus motivos e o ajuda após o duelo, enquanto ele se recupera dos ferimentos. Eles se reencontram algum tempo depois em uma conferência sobre o Trentino, terra que a mulher adora e onde decide passar um período de descanso.
Neste cenário tranquilo, num pequeno hotel num vale isolado, os dois se aproximam, passando dias em caminhadas, longos silêncios e leituras de poesia. Moena descobre nela uma alma gêmea, chamando-a de “a Única”. Eles trocam um beijo, mas o amor entre uma mulher que já não é jovem e um homem que quase poderia ser seu filho enfrenta desafios. Moena começa a cortejá-la discretamente enquanto ela retorna à cidade, mas a sociedade observa com desaprovação, refletida na frase de uma amiga: “o amor aos primeiros cabelos grisalhos é imperdoável”.
Neera conduz os leitores através dos episódios desse amor proibido, explorando os pensamentos e sentimentos dos personagens, até uma conclusão dramática.


