audiobooks | filosofia | história | psicologia | selo {awning | ebooks de graça | resenhas

Out of the Night (Fora da Noite)

R$ 9,85 com acesso imediato para leitura no seu smartphone pelo aplicativo Kindle, na Amazon, e na Google Play (books), pelos ícones abaixo.

Sobre o livro

Se o leitor quer realmente saber – e saber em apenas “um livro” – como eram as táticas e a estratégia da Internacional Comunista para levar o comunismo a todas as partes do planeta, este livro resolve isto. O que viriam a ser as estratégias dos anos 60 e 70, com os grupos terroristas na Europa e América Latina, já estava aqui colocado e estruturado pelas ações dos anos 20 e 30, relatadas em pormenores por Richard Julius Herman Krebs, ou Jan Valtin, seu pseudônimo.

A estratégia e a tática da luta de classes, a teoria e a prática da doutrina marxista, sua importância decisiva na propaganda de convencimento dos trabalhadores – tudo isso está em Out Of The Night. Krebs, como milhares de ativistas que entraram de cabeça na aventura revolucionária, viveram anos intensos.

Por conta deste livro, lançado em 1941, os revolucionários ficaram expostos e seu nome real caiu em desgraça para o Komintern, o braço estratégico da luta comunista internacional.

A biografia de Krebs vai da infância quase miserável em barcos ao lado dos pais e irmãos, segue pela luta armada na Europa, passa pelas escolas comunistas de preparação, e vai ao trabalho de agente secreto da causa, viajando clandestinamente pelo mundo, até cair nas garras da Gestapo, a polícia de Adolf Hitler.

Nesta edição da Convivivm Editorial, adicionamos dois posfácios. O primeiro, um texto “revolucionário” e antipático ao escritor Jan Valtin, ilustrativo da rusga criada pela edição desta obra em 1941 sobre os meios comunistas, que ficaram extremamente irritados com as revelações contidas aqui e que tanto atrapalhavam “a revolução”. Este postfácio é um artigo de Joseph “Usick” Vanzler (1901-1956), que também sob pseudônimo (John G. Wright), desanca o autor. Como socialista, ativista e tradutor das obras de Leon Trotsky para o inglês, John G. Wright chama o texto de Valtin como “fora da luta”, e o trata como traidor da causa revolucionária. O texto dele foi escrito para a Quarta Internacional, em junho de 1941, mesmo ano do lançamento desta obra nos Estados Unidos.

Em determinado momento, para mostrar o que pensa de Jan Valtin (e para o leitor ter uma ideia do poder corrosivo desta biografia para os comunistas), John G. Wright diz: “Lenin e Trotsky nunca se cansaram de alertar e ensinar aos ativistas que a lealdade aos princípios é a primeira lealdade de um bolchevique. Somente aqueles que podem assimilar até a medula de seus ossos a primazia da luta ideológica podem esperar imitar o exemplo dos bolcheviques russos”.

No segundo posfácio, incluímos um texto que versa sobre as dúvidas sobre a veracidade dos relatos de Krebs; expediente usado pela esquerda para tentar desacreditar o autor e suas revelações. Em The “Truth” about Jan Valtin, o professor da Princeton University e crítico literário John Vincent Fleming explica a perseguição a Krebs.

Richard Julius Hermann Krebs morreu em Betterton, Maryland, no dia 1º de janeiro de 1951. Contava então 45 anos, completados poucos dias antes, em 17 de dezembro.

Não encontramos a causa mortis específica que o fez morrer tão novo. Sabemos apenas, pelo que dizem os relatos sobre ele, que estava cronicamente doente por causa dos tempos de tortura na Gestapo. Ele tinha “ataques de dor”. Teria também contraído uma infecção viral incurável nas trincheiras filipinas, e estava sofrendo de uma grave depressão.

Krebs se estabeleceu nos Estados Unidos em 1938, e em 1940, com o pseudônimo de Jan Valtin, escreveu este livro, que se tornou um best-sellerOut Of The Night, livro de memórias e autobiografia, foi lançado originalmente em três volumes e recebeu grande elogio da crítica por um tempo nos círculos hoje chamados de direita ou conservadores. Na imprensa de esquerda, foi criticado e desacreditado; na Alemanha Ocidental foi publicado em 1957. No Brasil, foi lançado em 1942, com o nome No Fundo da Noite. O Diário Carioca de 5 de junho de 1942 informou que o livro estava sendo “um verdadeiro sucesso de livraria”.

Krebs testemunhou perante o Dies Committee (Subcomitê da Câmara dos Representantes do Comitê Especial para Investigar Atividades Antiamericanas) sobre as atividades secretas soviéticas na Europa em 26 de maio de 1941. Perante o comitê reafirmou o que está neste livro. Teria por esta época escapado de um atentado realizado pela GPU1 em terras norte-americanas. Em novembro de 1942, foi indiciado como agente da Gestapo. Foi preso em dezembro de 1942 e considerado inocente em maio de 1943.

Nesta época também, jornais americanos foram atrás dos arquivos sobre o crime de 1926, e constataram que o registro do Tribunal de Los Angeles dava o crime como não tendo propósito político. Este dado foi usado para descredibilizar todos os escritos de Krebs. O New York Mirror chegou a dizer que, por causa da análise do tribunal de Los Angeles, Out of the Night seria “uma grande farsa literária”.

Krebs alistou-se no Exército norte-americano em agosto de 1943 e, como soldado de infantaria, foi enviado em fevereiro de 1944 para as Filipinas para combater os japoneses na Guerra do Pacífico. Sobre essa experiência, ele escreveu e publicou, em 1946, o livro “Children of Yesterday”, no qual descreve os horrores da luta e o cotidiano das tropas da 24ª Divisão de Infantaria. Foi nessa incursão que ele teria se infectado com um vírus, afetando ainda mais sua saúde.

Casado desde 1941 com Abigail Harris, uma norte-americana, Krebs só recebeu a cidadania americana em 1947 para viver nos Estados Unidos.

Em 1948, esteve na Alemanha Ocidental, mas logo retornou aos Estados Unidos, pois os antigos nazistas estavam livres para continuar suas carreiras no novo estado formado após a guerra.

Além de “Out of the Night” (1940) e “Children of Yesterday” (1946), ele publicou os livros “Bend in the River” (1942), “Castle in the Sand” (1947) e “Wintertime” (1950).

“Out of the Night” revela ao leitor o verdadeiro universo de espionagem e ação da Internacional Comunista. É um documento histórico único, pouco divulgado em língua portuguesa devido à predominância de pensamento de esquerda no meio editorial brasileiro.

Aqueles que buscam a verdade ficarão satisfeitos em ter este livro para compreender o que foi — e ainda é — o movimento comunista internacional.


Comentários dos leitores

  • Cliente Kindle
    5,0 de 5 estrelas
    Mostra como são os comunistas por dentro
    Avaliado no Brasil em 12 de dezembro de 2023
    Compra verificada
    Essa autobiografia, que já tinha ouvido falar acho que pelo Olavo de Carvalho, é uma paulada na cabeça dos comunistas. Quem sabe ler, e nem precisa ser nas entrelinhas, vai entender os métodos da esquerda em tomas a mídia já em 1920 e de tomar os espaços junto aos trabalhadores para provocar crises e o tamanho de mentiras que eles inventam. O livro é longo, demorei mais de um mês, mas vale a penas ler!
    2 pessoas acharam isso útil
  • Cliente Kindle
    5,0 de 5 estrelas
    Livro de espionagem
    Avaliado no Brasil em 25 de janeiro de 2024
    Compra verificada
    O autor até tá escrevendo uma autobiografia, mas o livro é daqueles que parece livro de espionagem do tempo da Guerra Fria. Muito massa!
    1 pessoa achou isso útil

R$ 9,85 com acesso imediato para leitura no seu smartphone pelo aplicativo Kindle, na Amazon, e na Google Play (books), pelos ícones abaixo.