
Sobre o livro
Este livro traz uma coletânea de contos russos rica em estórias emblemáticas. Ora o leitor sai indignado delas, ora horrorizado, ora estupefato.
A Dama de Espadas, de Alexsander Pushkin, é uma história de amor ou de interesse? Você lerá o desfecho e ficará dias com este conto na cabeça. Outro tão forte quanto é O Capote, de Nikolay Gogol, de uma dureza da vida de deixar o leitor triste e indignado a cada parágrafo. Em O Médico do Distrito, de Ivan Turgueniev, o sentimento é de estupefação.
A Árvore de Natal e o Casamento, de Fiodor Dostoiévski, Deus Vê a Verdade, Mas Espera, de Leon Tolstói, A Aposta, de Anton Tchekhov, além do primor literário, trazem lições de vida espetaculares.
Gorky, Kuprin e Garshin, que se dedicaram ao cultivo deste gênero literário, o conto, também fazem o leitor pensar sobre esta vida que se leva. Naqueles tempos pré-revolução, Gorky era a voz do homem nascido do povo. Já se via ali um autor que protestava contra as instituições czaristas. Kuprin, um contista talentoso, ao lado de Tchecov, mantinha as melhores tradições literárias da Rússia.
Semyonov, outro escolhido nesta coletânea, é dos poucos camponeses da literatura russa. Ele foi amigo de Tolstói, que o encorajou na escrita. Seu conto aqui trata desta vida simples e da relação campo e cidade. Há aqui também escritores destacados da principal corrente da literatura russa que cultuavam o santuário da beleza e do misticismo. Destes, Sologub alcançou a maior reputação. É dele Esconde-esconde, conto ilustrado na capa desta coletânea.
Tchekhov, o mestre supremo, e um dos maiores contistas do mundo, aparece em dois contos onde nunca há monotonia, nem repetição.
Estes grandes mestres russos estão aqui para você ler, apreciar e aprender. Boa leitura!


